quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Atividades Pedagógicas envolvendo vídeos do Porta Curtas

As coisas que moram nas coisas 
http://portacurtas.com.br/busca.asp#

    Enquanto acompanham sua família formada por catadores de lixo, três crianças atribuem novos significados aos objetos descartados pela cidade, inventando brincadeiras e pontos de vista.
      Esse curta é muito interessante pois demonstra a realidade de muitas crianças inclusive do nosso país. Pode se estabelecer a diferença de classes e como é a vida dessas crianças, trabalha a imaginação das crianças.

A Invenção da Infância 
http://portacurtas.com.br/busca.asp
 
    Ser criança não significa ter infância. Uma reflexão sobre o que é ser criança no mundo contemporâneo. Esse documentário é muito legal, pois faz essa relação envolvendo os novos valores da vida das crianças quais são os desafios e as expectativas e as mudanças. Outra questão que é interessante trabalhar é o trabalho infantil que de alguma maneira é uma realidade pois crianças são obrigadas a trabalhar e não vão a escola para ajudar suas famílias para ter o que comer. Dependendo de como for abordado pode se trabalhar em várias turmas.


                                      Som da Rua - Três Mulheres Cegas  


http://portacurtas.com.br/busca.asp

    As irmãs Regina Barbosa, Maria Barbosa e Francisca da Conceição Barbosa são cegas de nascença e passaram a infância e a juventude cantando nas feiras do interior dos estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Alagoas e Paraíba. O seu repertório inclui vários ritmos nordestinos e canções, mas a especialidade das Ceguinhas de Campina Grande é o Coco de Embolada que elas interpretam com os tradicionais ganzás.
   Esse vídeo é muito interessante pois trabalha a questão das diferenças. As três irmãs são portadoras de necessidades especiais e conseguem vencer obstáculos e mostrar que a vida deve ser vivida intensamente e que as pessoas tem força para realizar seus objetivos. Pode se trabalhar em uma 4ª série até o ensino médio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário